quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tiago, o ator de Bollywood


"Mister, can I take a picture with you?"
Olho para trás e vejo um singalês sorridente, de dentes muito brancos e olhos amendoados que fitam esperançosamente o Tiago. O Tiago ri-se e assente. Mal dou pelo aceno de cabeça e tenho já um Nokia android rapidamente enfiado nas minhas mãos e o singalês apoiado a jeito nos ombros do Tiago. Uma imagem caricata. Tiro a foto, o rapaz vai embora feliz e volto-me estupefacta para o meu noivo, sem saber o quer tinha acabado de se passar.
A explicação já aí vem, mas antes é importante referir que risinhos abafados e dedos apontados têm sido uma constante durante a nossa permanência no Sri Lanka, principalmente em locais públicos. Algo que inocentemente atribuí ao facto de sermos ocidentais e como tal, diferentes.
No entanto, esta história começa antes deste blog ter sido imaginado, numa viagem do Tiago à Índia uns anos antes. Durante a dita cuja, começou a ser assolado por não um, mas vários pedidos semelhantes ao que eu havia presenciado. Homens, mulheres e adolescentes, mencionavam Bollywood e pediam para tirar uma foto. Conta-me, já eu solto gargalhadas, que passou várias horas em buscas infrutíferas na internet por atores que se assemelhassem com ele. Quando explicava aos fãs que estavam confundidos, que não era sequer indiano, estes ignoravam o facto e insistiam na foto. Até que alguém teve a bondade de lhe explicar que ele era o protótipo dos atores de Bollywood, não se parecia com nenhum especificamente, mas fisicamente era o aspirado para ser um.
Apesar de na Ídia o "assédio" ter sido mais intenso, a verdade é que no Sri Lanka fez sair cozinheiro e auxiliares da cozinha do hotel em que nos hospedamos em Anuhradapura, quando no final da refeição fizeram fila para tirar a tão desejada foto com o Tiago. Em Colombo já eram mais discretos, tiravam a foto do Tiago sem pedir para se juntarem, com os telemóveis inocentemente apontados para ele.
Moral da história: se o trabalho na farmácia não der frutos envio o Tiago diretamente para a Índia, para tentar a sorte como ator em Bollywood. Afinal fãs, já os tem!

Sem comentários:

Enviar um comentário