domingo, 22 de setembro de 2013

Planear uma viagem… (definir itinerário)




Planear uma viagem é quase tão bom como realiza-la! Pelo menos para mim.

Um dos meus hobbies é fazer projetos de futuras viagens, e mesmo que 90% delas fique por realizar dá-me um prazer enorme descobrir novos destinos, quer sejam locais tão longínquos como a Austrália, ou na vizinha Galiza.

Estou constantemente atenta a promoções de voos e hotéis, o que me permite encontrar situações economicamente muito vantajosas, sendo que a melhor foi uma viagem de avião de Milão para Budapeste pela quantia exorbitante de 0,75€. O que me perguntam os meus amigos é: “Como é que consegues? Nunca encontro dessas promoções!”. A resposta é simples: muita paciência, muito tempo de pesquisa em sites de voos, hotéis, revistas de viagens, blogs e fóruns de viagens. Ou seja, para além de ser preciso ter disponibilidade para viajar é uma situação que dá trabalho (lá em casa como somos todos viciados em viagens ajudamo-nos mutuamente, no que diz respeito a hotéis a minha irmã bate-nos a todos, tem um dom natural pra encontrar promoções).

O planeamento desta viagem em particular foi diferente de todas as que já fiz devido à sua longa duração.
Em primeiro lugar veio a selecção do(s) destino(s): peguei num mapa e comecei a excluir países/regiões/continentes pelas mais diversas razões. Austrália, Nova Zelândia e América do Norte, apesar de serem destinos que ocupam uma posição privilegiada na minha “bucket list” de viagens também são países caros, portanto iria viajar menos tempo nestes locais do que noutros com o mesmo orçamento. A Europa foi excluída por ser Inverno e por já conhecer a grande maioria da Europa Ocidental. África e Médio Oriente pensei serem destinos mais difíceis para a minha primeira viagem sozinha. Sobrou-me a Ásia e a América do Sul/Central: já estive nos 2 continentes, por isso preferi jogar pelo seguro, no caso de me sentir sozinha sentir-me-ia bastante mais em casa em países latinos e tinha na América do Sul mais apoios (quer família, quer amigos).

Escolhido o destino, comecei a fazer o roteiro. E passado pouco tempo tinha o plano quase todo feito: norte da Argentina e do Chile (porque só tinha estado no sul de ambos), Bolívia, Peru, Brasil (apesar de ter estado la 3 vezes só conhecia o nordeste e tinha muita curiosidade em visitar as Cataratas de Iguaçu, a Amazónia, o Rio de janeiro e o Pantanal), Equador e Colômbia.

 Sempre soube mais ou menos bem a geografia da américa do Sul, mas quando iniciei a minha pesquisa da Colômbia senti curiosidade em espreitar os países pequeninos que unem a américa do norte e a do sul. E comecei a subir lentamente no mapa e a descobrir as águas cristalinas do Panamá, as florestas da costa rica, os lagos de Nicarágua, os vulcões da Guatemala e os sorrisos do Belize. E senti aquilo que penso que as noivas dizem que sentem quando encontram “o” vestido. Senti uma ligação forte com esta faixa de terra envolvida por 2 oceanos e quanto mais me informava mais me convencia que se encaixa perfeitamente com o que estava à procura.

Depois de muitas voltas e reviravoltas, principalmente porque o que seria uma viagem que iria fazer sozinha, uma “auto-descoberta”, uma aventura só minha, tornou-se uma viagem que serviu de pretexto para amigos e família viajarem e irem ter comigo onde eu estiver. Isto torna tudo mais difícil, porque é necessário conciliar disponibilidades, ceder a caprichos (de ambas as partes), mas também torna tudo mais interessante!
Concluindo, o meu roteiro, sujeito ainda a alterações diárias (dependendo do meu estado de espirito, flutuações de preços de voos, ou disponibilidade de hotéis), ou seja, ainda com muitas incógnitas é:

México
D1 - Porto-Cancún (voos: partida 22/09)
D2 - Cancún (Chichén Itzá)
D3 - Ilha de Holbox
D4 - Ilha de Holbox
D5 - Tulum
D6 – Tulum
Belize
D7 –Caye Caulker
D8 - Caye Caulker
D9 - Caye Caulker
D10 - Caye Caulker
D11 - Hopkins
D12 - Hopkins
D13 –San Ignacio
Guatemala
D14 –Flores
D15 – Flores (Tikal)
D16 –Semuc Champey
D17 - Semuc Champey
D18 - Antígua
D19 – Lago Atitlán (mercado de Chichicastenango)
D20 – Lago Atitlán
D21 – Antígua
D22 – Antígua (vulcão Pacaya)
D23 - Antígua
Honduras
D24 - Copán
D25 – Copán
D26 –Lago de yojoa
D27 - La Ceiba
D28 – La Ceiba
D29 – La Ceiba
Nicarágua
D30 –Léon
D31 - Léon
D32 – Granada
D33 – Granada (isla de omepete)
D34 – Granada
Costa Rica
D35 –San José
D36 –Tortuguero
D37 - Tortuguero
D38 - Tortuguero
D39 – San José
D40 –Parque Manuel Anónio
D41 - Parque Manuel António
D42 - Vulcão Arenal/Monte Verde & Santa Helena
D43 - Vulcão Arenal/Monte Verde & Santa Helena
D44 - Vulcão Arenal/Monte Verde & Santa Helena
Panamá
D45 - Bocas del Toro
D46 - Bocas del Toro
D47 - Bocas del Toro
D48 - Panamá City
D49 – San Blas (veleiro Independence)
D50 – San Blas (veleiro Independence)
D51 - San Blas (veleiro Independence)
D52 - Navegação (veleiro Independence)
Colômbia
D53 – Cartagena (veleiro Independence)
D54 – Cartagena
D55 – Cartagena
D56 – Santa Marta (Tyrona National Park)
D57 – Santa Marta (Tyrona National Park)
D58 – Santa Marta (Tyrona National Park)
D59 - Santa Marta (La ciudad perdida)
D60 – Eje Cafetero (voo)
D61 – Eje Cafetero (Cocora Valley)
D62 – Eje Cafetero (Parque nacional del Café)
D63 – Bogotá
D64 – Villa de Leyva
 D65 – Bogotá
D66 – Santa Marta
D67 – Santa Marta
D68 – Cartagena
D69 - Medellin
D70 – Medellin
D71 – Medellin
Peru
D72 – Medellin – Lima (voo)
D73 – Lima – Cuzco (voo)
D74 – Trekking selva peruana
D75 - Trekking selva peruana
D76 - Trekking selva peruana (Macchu Picchu)
D77 – Cuzco
Brasil
D78 – Cuzco – Lima - Rio de Janeiro (voos)
D79 – Rio de Janeiro
D80 - Rio de Janeiro
D81 - Rio de Janeiro
D82 - Rio de Janeiro
D83 - Rio de Janeiro
D84 - Rio de Janeiro
D85 – São Paulo
D86 – São Paulo
D87 - São Paulo – Porto (voos)
D88 – Porto (chegada 18/12)

Se, tal como eu há 6 meses atrás, não fazem ideia onde ficam mais de 90% dos destinos que compõem o meu roteiro, este link dá acesso ao mapa da minha viagem. Faço estes mapas sempre que programo uma viagem, são muito úteis para não esquecer uma vila que li num artigo qualquer, ou para ver distâncias entre localidades.

https://maps.google.com/maps/ms?msid=211856512506226600965.0004dac809ded02948d48&msa=0&iwloc=0004dac80eb5681642a67


1 comentário:

  1. Nao precisavas de fazer uma viagem tao grande so pa estares comigo heheheh boa viagem Prima

    ResponderEliminar